Em Shadow of the Tomb Raider, Lara está mais brutal e focada em seus objetivos do que nunca. Mais madura, ela aprendeu novos modos para sobreviver na selva. É possível agora, por exemplo, usar lama como camuflagem e explorar passagens embaixo d’água. Inclusive, esta opção submersa é uma das novidades do gameplay. Durante os testes, pudemos mergulhar para encontrar rotas alternativas em uma caverna, além de tentarmos sobreviver a um tsunami.
A mecânica para nadar segue um padrão parecido de diversos outros jogos de ação e aventura: botão para mergulhar e emergir; botão para nadar mais rápido e até mesmo um “botão de pânico”, caso você esteja quase sem ar e consiga encontrar um cantinho de emergência para tomar um fôlego. O tsunami, causado pela Lara diga-se de passagem, lembra muito a desesperadora parte das corredeiras de Tomb Raider, primeiro jogo da trilogia. Além de desviar de obstáculos que estão boiando, enquanto é varrido pela força das águas, agora é preciso também tentar não morrer ao mergulhar enquanto encontra algum lugar mais seguro em meio ao caos.